segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inaugurada a Unidade da AACD - Representante do CMDCA acompanha inauguração

Unidade da AACD em Poços de Caldas é inaugurada
Saúde
2011
FEVEREIRO
25
Muito feliz e emocionado, o prefeito Paulo César Silva ressaltou a importância da parceria entre ADEFIP, AACD e Prefeitura
Emoção e alegria foram os sentimentos que marcaram a inauguração da unidade da AACD – Associação de Apoio à Criança Deficiente – de Poços de Caldas, realizada nesta sexta-feira (25), uma data histórica para o município.

O centro de reabilitação recebeu o nome do embaixador Walther Moreira Salles e está localizado na rua Antônio Matavelli Sobrinho, no bairro Vila Flora II, zona oeste do município. A unidade tem capacidade para realizar 114 atendimentos por dia e a expectativa é que receba pacientes dos municípios de toda a região, em um raio de até 180 km.

O presidente voluntário da AACD, Eduardo Carneiro, que tem uma relação pessoal com a cidade de Poços de Caldas, destacou a importância da inauguração. “Ver que essa cidade hoje está podendo ser atendida pela AACD é uma especial satisfação para mim. Queria agradecer também à família Moreira Salles que pode, junto a cada um de vocês, contribuir, através do Teleton, para que nós pudéssemos estar inaugurando essa unidade aqui”, ressaltou. O grupo Itaú-Unibanco é um dos maiores incentivadores das ações da entidade.

“Poços de Caldas agora se torna referência também no atendimento aos portadores de deficiência para toda a região, solidificando nossa posição como pólo regional e principal cidade do sul de Minas. Esta é a nossa vocação”, destacou o prefeito Paulo César Silva. “Isto é parceria, o conceito da vez em uma administração pública moderna, voltada para o futuro, de olho sempre na qualidade de vida da população”, completou.

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) é parceira no projeto e terá, inclusive, uma sala para atendimento dentro da unidade da AACD. “Essa inauguração concretiza um sonho acalentado por muito tempo por familiares e vítimas da fatalidade de algum problema físico ou de paralisia cerebral residentes na cidade ou na região. Agora, serão evitadas as longas e cansativas viagens necessárias ao tratamento, trazendo também uma oportunidade bem maior de respostas mais positivas dos efeitos benéficos das reabilitações”, destacou o presidente da ADEFIP, Wladmir Gabriel Ronsini.

Já o presidente da ARCD e secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, fez questão de recordar o início do projeto, desde 2005 até a sua concretização com a inauguração da unidade. “Este é um sonho que se realiza em toda a sua plenitude para toda a população de Poços e região”, afirmou, destacando a batalha de pais e mães que lutavam para conseguir o tratamento de seus filhos portadores de deficiência.

O deputado estadual Carlos Mosconi representou o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, na cerimônia. “O governador não pode estar presente por conta da agenda, mas pediu que eu trouxesse aos representantes da AACD, a sua enorme simpatia pela instituição. Ele reconhece a importância fundamental da entidade para milhares de pessoas que poderão fazer uso deste tratamento agora aqui em Poços de Caldas”, disse.

Ana Paula Gonçalves Tranche, da ADEFIP, representou o sentimento das mães, pais e familiares de crianças e adultos portadores de deficiência e emocionou a todos a dedicar a inauguração da unidade da AACD ao seu filho Gustavo, que é atendido pela instituição. “É uma luta difícil, mas a gente aprende com eles mais do que a gente pode ensinar”, resumiu. “Quero fazer um agradecimento muito especial ao nosso prefeito Paulinho Courominas, que acreditou no nosso sonho de mães, que nos recebeu como mães e abraçou a causa, abraçou a cada um dos nossos pacientes e abraçou a ADEFIP como abraça seus próprios filhos”, enfatizou.

Atendimento
O centro terá o mesmo padrão de atendimento e qualidade já conhecido da AACD, por meio de uma unidade filiada, a ARCD (Associação de Reabilitação à Criança Deficiente), com atendimentos nas especialidades: ortopedia, urologia, pediatria, neurologia, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, fisioterapia aquática, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e musicoterapia.

O município doou o terreno de 2.162 m2 para a construção do prédio de 987m2 de área construída. São 19 salas de atendimento e espaços de convivência, administrativo e de apoio. Além disso, a Prefeitura fará a manutenção dos serviços, com investimentos que somam R$ 70 mil mensais.

Já o prédio foi construído com recursos do Teleton 2009, maratona televisiva transmitida pelo SBT, que arrecadou R$ 19,3 milhões. Este é o segundo centro de atendimento da AACD em Minas Gerais. A cidade foi escolhida pelo interesse local em ter uma unidade, por preencher os requisitos solicitados e ter uma população que comporta a instalação de um centro de reabilitação.

Poços de Caldas terá uma unidade filiada, que recebe o nome de ARCD, um novo modelo de gestão sustentável adotado pela AACD: a instituição constrói e equipa a unidade, seleciona, treina e supervisiona as equipes técnicas, enquanto a prefeitura assume a folha de pagamento dos funcionários e a manutenção do prédio.

A unidade funciona das 8h às 18h, na rua Antônio Matavelli Sobrinho, bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade. O telefone é o (35) 3722-3691.

Homenagem
O centro de reabilitação da AACD em Poços de Caldas recebeu o nome do embaixador Walther Moreira Salles. “Entre suas facetas de homem público e privado, como embaixador, ministro, banqueiro, empresário e empreendedor cultural, havia uma que ele preferia ocultar. Essa era a faceta do interesse social, da preocupação ativa de proporcionar à comunidade e às pessoas, o apoio de suas empresas ou de seus meios próprios quando o amparo solicitado lhe parecia justo”, lembrou o representante da família Moreira Salles presente à solenidade, Antônio Fernando Franceschi.

O Banco Moreira Salles, depois Unibanco, nasceu em Poços de Caldas. O grupo Itaú-Unibanco é um dos principais mantenedores da AACD, por meio de doações ao Teleton. 
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/26-saude/2003-unidade-da-aacd-em-pocos-de-caldas-e-inaugurada

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Jovem Aprendiz - Empresas que contratam na área Comercial

Olá Pessoal!


O SENAC divulgou a lista das empresas na área comércial que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz:

EMPRESAS: 

CASAS BAHIA COMERCIAL LTDA. 

SELLER MG MAGAZINE LTDA. 

CAMPNEUS LÍDER DE PNEUMÁTICOS LTDA. 

MAGAZINE LUIZA S.A. 

LOJAS CEM S.A. 

LAGO E DUCCA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. 

ITÁLIA FONE 

IRMÃOS BRETÃS FILHOS E CIA LTDA. 

RITMO VEÍCULOS E PEÇAS LTDA. 

BARBOSA AGROPECUÁRIA LTDA. 

SUPERMERCADO IRMÃOS ALMEIDA 

ATACADO VILA NOVA 

SAN MICHEL. 

CORSO E CIA LTDA. 

COMERCIAL SUPERVALE LTDA. 

SUPERMERCADO ALMEIDA COUNTRY CLUB LTDA. 

NOVACAR COMÉRCIO DE VEÍCULOS PEÇAS E SERVIÇOS LTDA. 

CASAS PERNAMBUCANAS 

PRÍNCIPE CALÇADOS 

SUPERMERCADO BANDEIRANTES 

VIA MONDO AUTOMÓVEIS E PEÇAS 

HUMANITARIAN CALÇADOS 

COMERCIAL GERMÂNICA LTDA. 

COLCHÕES EDMIL 

LOJAS AMERICANAS S.A. 

CARNEIRO CASA E CONSTRUÇÃO 

PROTEÇÃO TOTAL LTDA 

GRAN JAPAN 

CITROEN 

DROGASIL 

HYUNDAI 

NIPÔNICA 

C&A 

GLOBEX UTILIDADES S/A 


No link a seguir existe a mesma lista só que com os telefones e endereços de cada empresa:

http://www.4shared.com/get/WKGquRtT/Jovem_Aprendiz.html

Algumas delas já contrataram, outras ainda irão fazer suas contratações. Não percam esta oportunidade de ingressar no mercado de trabalho!
Para ter acesso ao Programa Jovem Aprendiz o adolescente deve estar na faixa etária de 14 até 24 anos (isso mesmo 24 anos!) e deve deixar seu curriculo na empresa.
No currículo você deve descrever a vaga a qual quer concorrer: neste caso você deve especificar Vaga para o Programa Jovem Aprendiz

Divulguem para interessados (vizinhos, amigos e familiares), Vamos todos fazer a nossa parte!

CONVITE: INAUGURAÇÃO DA AACD - DIA 25/02/2011 ÀS 11 HORAS

NO DIA 22/02/2011 CONSELHEIROS DO CMDCA PARTICIPARAM DA REUNIÃO DA "REDE PROTEJI POÇOS - Rede de Proteção à Juventude e Infância" de Poços de Caldas-MG REALIZADA NO INSTITUTO CULTURAL COMPANHIA BELLA DE ARTES



Os conselheiros do CMDCA participara na última terça-feira, dia 22/02/2011 da reunião da "REDE PROTEJI POÇOS" - Rede de Proteção à Juventude e Infância de Poços de Caldas-MG, realizada no Teatro Nicionelly Carvalho - Instituto Cultural Companhia Bella de Artes.
Com o tema "Profissionalização", a reunião iniciou com a apresentação da Coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da Superintendência Regional do Trabalho em Belo Horizonte, Elvira Miriam Veloso de Melo Consedey, que abordou a questão do menor aprendiz e do Decreto 6481/08.

 Houve também a apresentação do "Sistima S", pelos representantes do SENAC e SENAI de Poços de Caldas.

A reunião contou com a presença de aproximadamente 90 pessoas, representantes do Judiciário, Secretarias Municipais, Conselhos, Empresas (Indústria e Comércio), Entidades do Terceiro Setor, Gerência Regional do Trabalho e Emprego.

O resultado foi satisfatório, vez que da reunião foi instituída mais uma Comissão da "REDE PROTEJI Poços": Comissão de Profissionalização, que conta com quinze membros de diferentes representatividades, a qual será responsável pelo assunto "Profissionalização de Jovens e Adolescentes", objetivando inicialmente o funcionamento com mais abrangência do "menor aprendiz". Maiores informações pelo blog: www.redeprotejipocos.blogspot.com.

Audiência Pública: Passe Especial


Notícias

23/02/2011

Debate

Lei que instituiu passe especial é tema de audiência pública

A terceira audiência pública de 2011 abordará assuntos relativos à Lei n. 8244/2006, que “Institui o Passe Especial do Transporte Coletivo Urbano para a Pessoa Carente Portadora de Deficiência ou Mobilidade Reduzida”. O encontro, realizado pela Câmara Municipal, será no dia 03 de março, quinta-feira, a partir das 17h.
O pedido para realização da audiência foi feito por vários vereadores, através de um requerimento aprovado em dezembro de 2010. O objetivo é dar oportunidade à população de apresentar as principais dificuldades enfrentadas com relação ao que estabelece a lei. Hoje, é grande a quantidade de pessoas que procuram a Câmara para buscar informações sobre o assunto e, também, fazer reclamações do que está sendo proposto proposto.
Para o vereador Flávio Faria (PT), um dos autores do requerimento, é de extrema importância que os beneficiados pelo passe especial, além de representantes do Poder Executivo e demais órgãos públicos, participem do evento e façam as considerações que julgarem necessárias. “Hoje são muitos munícipes que procuram os vereadores para esclarecer dúvidas e fazer reclamações sobre alguns pontos da lei que criou o passe especial. O que queremos com essa audiência é dar oportunidade para que todos apresentem as dificuldades que estão enfrentando com o que foi determinado”, afirmou o parlamentar.
Inscrições
As inscrições para uso da palavra durante a audiência devem ser formuladas exclusivamente por escrito e protocoladas na Secretaria da Câmara até 02 de março, às 17h. O pedido pode ser feito também através do e-mail legislativa@camarapocos.mg.gov.br. Mais informações pelos telefones 3729-3845/3818.

REUNIÃO DA "REDE PROTEJI POÇOS" REALIZADA NO DIA 22/02/2011 NO INSTITUTO CULTURAL COMPANHIA BELLA DE ARTES COM O TEMA: "PROFISSIONALIZAÇÃO" CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MUITOS ATORES DA REDE DE ATENDIMENTO.

Profissionais debatem condições de emprego do menor aprendiz
Promoção Social
2011
FEVEREIRO
22
Encontro reuniu cerca de 100 profissionais para debater a questão da opção de emprego do menor aprendiz
Profissionais de assistência social e da área do trabalho, em nível estadual e municipal, debateram na manhã desta terça-feira (22), na Cia. Bella de Artes, a profissionalização de adolescentes e jovens.

Elvira Míriam Veloso de Melo, do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da Superintendência Regional do Trabalho, de Minas Gerais, alertou que é preciso dar à juventude opções de emprego decente e digno, com todo cuidado para não colocá-la exposta a formas degradantes e explorativas de mão-de-obra.

Participaram do encontro cerca de 100 profissionais, representantes de instâncias do Poder Judiciário, de conselhos de proteção aos jovens e adolescentes, do sistema "S" (Senac, Sesi e Senai), e das secretarias municipais de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e outros orgão da administração municipal. Compareceram também membros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), da Associação Comercial e Industrial e Agropecuária (Acia), e entidades assistenciais da cidade.

Elvira acrescenta que a oportunidade de trabalho tem que ser em pé de igualdade para os jovens de famílias de maior ou menor estrutura financeira. Para ela, não existe forma pronta de resolver a questão da profissionalização, porém, para retirar jovens das ruas é necessário garantir acesso a escola em tempo integral para todas as crianças, o que é obrigação do Estado.

Darlan Barthoso dos Santos, coordenador do Comissariado de Justiça, acha importante a iniciativa da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Proteji), porque em todos encontros são debatidos assuntos que orientam e preparam melhor as ações dos agentes sociais. Como exemplo ele cita duas notificações recentes devido comprovação de exploração de menor aprendiz em situação de trabalho insalubre e em serviço de comercialização de bebidas alcoólicas.

A supervisora-pedagógica do Senac, Natália Galharde, observa que o jovem com formação realizada na instituição tem boa aceitação no mercado. Na avaliação dela, o empresário acredita no preparo do aprendiz, porque sabe que ele adquiriu informações sobre a profissão e saberá utilizar adequadamente na prática. "Normalmente esse jovem, após algum tempo de serviço, é contratado pela empresa", avalia.

Entidades assistenciais debateram sobre o "trabalho infantil", após a reunião da "REDE PROTEJI POÇOS" do dia 22/02/2011, no Instituto Cultural Companhia Bella de Artes

Entidades assistenciais debatem trabalho infantil
Promoção Social
2011
FEVEREIRO
23
O objetivo foi qualificar o trabalho das entidades, dando ênfase à importância do conhecimento e compreensão em relação à legislação
A coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da Superintendência Regional do Trabalho em Belo Horizonte, Elvira Miriam Veloso de Melo Consedey, esteve reunida com representantes de entidades sociais para prestar esclarecimentos sobre o decreto nº 6481/08, que dispõe sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil.

Participaram da reunião, realizada após o encontro da Rede de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, na Cia. Bella de Artes, membros das entidades Bem Viver, Galpão das Artes, Casa do Caminho, Casa do Menor, Criança Feliz e Casa Lar da Alegria.

Também estiveram presentes, fiscais do trabalho, os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Altair Junior Barbosa e Amabile Sheili Rosignoli, a coordenadora de Vigilância Social da Secretaria de Promoção Social, Maria de Lourdes L. R. Silva e Lucimara Melo Carvalho Moraes, do Departamento de Vigilância Social.

O objetivo foi qualificar o trabalho das entidades, dando ênfase à importância do conhecimento e compreensão em relação à legislação. O decreto aprova a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, de acordo com a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho - OIT e proíbe o trabalho do menor de dezoito anos nas atividades descritas na listagem TIP.

A legislação também dispõe que os adolescentes menores de 18 anos podem exercer trabalhos técnicos ou administrativos, desde que fora das áreas de risco à saúde, à segurança e à moral.
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/35-promocao-social/1992-entidades-assistenciais-debatem-trabalho-infantil

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Educação Ambiental - Programa VERdeMinas

Programa VERdeMinas recebe inscrições para atividades
Meio ambiente
2011
FEVEREIRO
16
Em 2010 a unidade registrou cerca de 2 mil atendimentos em educação ambiental aplicada
A unidade do Programa VERdeMinas em Poços de Caldas já está com inscrições abertas para as atividades sócio-ambientais na área da UHE Antas I. O objetivo é utilizar a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Rio das Antas como referência no desenvolvimento de projetos sobre educação ambiental destinados à comunidade, alunos das escolas do município e visitantes da Reserva do Rio das Antas.
No município esta é a quinta unidade do projeto em Minas Gerais. Administrado pela equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), composta por especialistas em recursos hídricos, manejo de florestas e grupo de estagiários do curso técnico em meio ambiente, o programa VERdeMinas tem o apoio da DME Distribuição (DMED). “A parceria com a DMED é importante para nós e possibilitou a utilização deste espaço do antigo restaurante da Cascata das Antas, aqui ainda contamos com a reserva natural, área que é utilizada para a realização de várias atividades educativas”, comenta José Câmara, gerente da unidade do programa em Poços de Caldas.

Em 2010 a unidade registrou cerca de 2 mil atendimentos em educação ambiental aplicada incluindo palestras, encontros socioambientais, oficinas, reuniões e visitas de escolas e turistas. Foram desenvolvidos no local diversos projetos e ações, entre eles, a oficina cores da terra e discussões sobre a biodiversidade. “Apoiar estes projetos de conscientização ambiental é muito gratificante. A DME Distribuição busca incentivar o desenvolvimento sustentável e através da parceria com a Emater, propicia ao público estudantil e adulto de Poços de Caldas uma reflexão sobre a necessidade de preservação do meio ambiente",  ressalta Cláudia de Souza, assessora de Meio Ambiente.

Serviço

A Unidade VERdeMinas está instalada no antigo restaurante da Cascata das Antas, o horário de visitação é de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e da 13h30 às 17h30. A entrada é gratuita. Os telefones para agendar visitas, participar das oficinas e outras atividades no local são 3714-7280 e 3714-2422.

Comissões Permanentes da Câmara Municipal analisa Projeto que cria no município o programa "Expresso Cidadania"


Notícias

18/02/2011

Expresso Cidadania

Projeto quer incentivar participação dos jovens na política

Está sendo analisado pelas Comissões Permanentes da Câmara um Projeto de Resolução, de autoria do vereador Flávio Faria (PT), que cria no município o programa “Expresso Cidadania”. O objetivo principal da proposta é promover encontros periódicos com jovens de 14 a 17 anos, através de atividades desenvolvidas entre a Câmara Municipal e demais órgãos públicos, conscientizando-os da importância da participação na política e do voto consciente.
Para estimular os jovens, as reuniões sugeridas pelo projeto devem incluir palestras, teatros, oficinas de texto, leitura, vídeo e fotografia. Segundo Flávio, a Câmara poderá criar uma comissão de vereadores, que serão os responsáveis pela organização dos encontros e criação de um Regimento Interno que norteará todo o programa.
Caso a proposta seja aprovada pelos vereadores, a Câmara irá premiar, através de concurso, participantes que apresentarem as mais criativas e envolventes idéias sobre a importância do voto aos 16 anos. “Uma das sugestões é que os jovens sejam premiados por trabalhos realizados de acordo com o tema discutido. A intenção é aproximar o Poder Legislativo da população, incentivando os jovens a participarem dos assuntos políticos, bem como conscientizá-los da importância do voto”, ressaltou o autor.
O legislador destacou, ainda, o baixo custo operacional do projeto e a grande repercussão que se terá no município. “Trata-se de um projeto simples e que surtirá grande efeito, pois reuniremos jovens de todas as regiões da cidade, inclusive zona rural. Será um oportunidade para elaboração de atividades voltadas à democracia, ao voto consciente e a outras questões que envolvam a política”, comentou.
Após análise e conclusão dos pareceres das Comissões Permanentes, a matéria poderá ser colocada em votação. Os interessados em obter uma cópia do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelos telefones 3729-3845/3818/3839.

Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente contará com unidade da AACD

Unidade da AACD Poços será inaugurada dia 25
Saúde
2011
FEVEREIRO
21
Unidade está localizada no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade

A unidade da AACD Poços de Caldas “Embaixador Walther Moreira Salles” inicia suas atividades na próxima semana. A inauguração oficial será realizada na próxima sexta-feira (25), às 11h, com a presença de diretores da AACD nacional, da instituição local, do prefeito Paulo César Silva, da vice Glaucia Boaretto e secretariado, além de vereadores, comunidade e representantes da família do homenageado.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente está localizada no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade. O prédio de 985 m² de área construída tem salas de fisioterapia e atendimento aos pacientes portadores de necessidades especiais, piscina adaptada para hidroginástica, local para terapia ocupacional e salas administrativas.

A Prefeitura fez a doação do terreno de 2.117 m² para a instalação da entidade. O município também foi o responsável pela terraplanagem, fundação e pavimentação do local.  Já o prédio está sendo construído com recursos do Teleton 2009, maratona televisa transmitida ao vivo pelo SBT.

Parceria
Poços de Caldas vai sediar a 12ª unidade da AACD no país. A manutenção dos serviços será feita pela Prefeitura, em parceria com a Adefip e com a ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente), unidade da AACD no município.

"É um sonho concretizado. Estamos muito felizes com a inauguração da unidade da AACD em Poços, pelo ganho que vai proporcionar para os moradores da cidade e também de toda a região. A Prefeitura se orgulha em ser parceira deste centro de reabilitação, que facilitará, em muito, a vida de pessoas portadoras de deficiência e de seus familiares", destaca o prefeito Paulo César Silva.

Atendimento
A unidade tem capacidade para realizar 100  atendimentos por dia, a pacientes com patologias como lesão medular, paralisia cerebral, amputação, mielo, má formação congênita, lesão encefálica adquirida (infantil e adulto), doenças neuromusculares e sequela de poliomielite.

São quarenta profissionais,entre médicos nas especialidades ortopedia, neurologia, urologia, cardiologia e pediatria; e outros profissionais de saúde nas áreas de fisioterapia, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, pedagogia,, além de assistente social e enfermagem.

De acordo com Lucas Della Testa, administrador da unidade local, hoje a AACD Poços possui 40 pacientes já em atendimento, desde janeiro, totalizando 800 atendimentos/mês. “Nossos profissionais estavam  na sede da Adefip. Agora, com a sede própria, acredito que iremos dobrar o número de pacientes”, destaca. Ele informa ainda que  em março haverá uma nova triagem para o inicio do atendimento aos novos pacientes.

Também a Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) sente os reflexos da inauguração da sede da AACD. “Com a AACD, muitos pacientes nossos passaram a ser atendidos lá. Então, foram abertas novas vagas para Poços e região”, informa o administrador, Hamilton Luiz Roxo. A Adefip conta hoje com 17 profissionais na área de saúde, entre terapeuta ocupacional, psicólogo, pediatra e fisioterapeuta. São realizados 1000 atendimentos/mês.

Entidade do Terceiro Setor inscritas no CMDCA receberão reajuste de 10% no repasse de verbas municipais

14 entidades assistenciais receberão reajuste de 10% no repasse de verbas municipais
Promoção Social
2011
FEVEREIRO
18
Conselho Central, que realiza oficinas de geração de emprego e renda, terá aumento de 10% no repasse

A partir do dia 1º de abril, 14 entidades conveniadas com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Promoção Social, vão receber 10% de reajuste na renovação de convênios com o município.

Na área de projetos socioeducativos, o projeto Peteca da Associação Bem Viver, Casa do Caminho, Casa do Menor, Galpão das Artes e Criança Feliz serão beneficiados com o aumento. O abrigo para crianças de 0 a 6 anos Lar Filhos da Bênção também receberá o reajuste.

Receberão aumento no repasse, os abrigos institucionais para idosos Damas de Caridade, Lar dos Velinhos e Vinha do Senhor, o albergue noturno Deus é Caridade e a Casa de Passagem.

AADV, ABACO e Conselho Central, na área de proteção básica à família, também serão contemplados. Os atuais convênios com as referidas entidades têm vigência até 31 de março e já serão renovados com o aumento de 10%, em razão do excelente trabalho desenvolvido pelas instituições.

Os convênios assinados recentemente, no final de 2010, já foram firmados com valores adequados aos projetos desenvolvidos. Atualmente, a Secretaria de Promoção Social tem 17 entidades conveniadas, das quais 14 receberão o aumento de 10% nos repasses.

“Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas entidades, que complementam a rede de proteção social do município, vamos elevar a verba destinada aos atendimentos prestados por essas instituições que tanto contribuem com a sociedade poços-caldense”, ressalta o prefeito Paulo César Silva.

FUNGOTAC e AVOCC
O convênio com a Fundação Gota de Leite (FUNGOTAC) para aquisição de leite em pó está sendo executado normalmente, em parceria com a Secretaria de Saúde, até novembro de 2011. Demais serviços pretendidos pela FUNGOTAC já estão contemplados em convênios com outras entidades, atendendo plenamente a demanda existente.

Já a AVOCC não tem convênio com a Secretaria Municipal de Promoção Social, não cabendo, portanto, acréscimo de subvenção no Plano de Aplicação do Fundo Municipal de Assistência Social. A instituição tem pendências na prestação de contas de convênios anteriores. “A AVOCC realiza um excelente trabalho e sempre foi parceira do município, emprestando, inclusive, ambulâncias em casos de emergência. Tão logo as questões legais referentes à prestação de contas da entidade estejam resolvidas, teremos o maior prazer em firmar novas parcerias”, destaca o prefeito Paulo César Silva.

http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/35-promocao-social/1976-14-entidades-assistenciais-receberao-reajuste-de-10-no-repasse-de-verbas-municipais

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Audiência Pública Realizada na Câmara Municipal


Notícias

18/02/2011

Discussão

Audiência pública aborda questões ligadas à criança e ao adolescente

Atendendo a uma solicitação do vereador Valdir Sementile (DEM), a Câmara realizou na última quinta-feira (18) uma audiência pública para discutir o tema “Crianças e Adolescentes em Situação de Risco”. O objetivo do encontro foi analisar o que está sendo feito na cidade com relação aos atendimentos de crianças e adolescentes que, por algum motivo, foram tirados do convívio com os pais.
Participaram do debate representantes das Secretarias Municipais de Promoção Social e Educação, da Superintendência Regional de Ensino, do Conselho Tutelar e do Poder Judiciário. Além de questões pontuadas pelos vereadores, seis pessoas se inscreveram para falar do tema, dentre elas representantes da OAB, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços (Acia), do Plano Municipal da Juventude e de entidades filantrópicas.
Um assunto bastante questionado, tanto por vereadores como também pelos presentes, foi com relação à demora no processo de adoção. Segundo Alessandra Prando, assistente social judicial, a adoção em si não é difícil como apontam as pessoas. Para ela, o que acontece é a preferência de casais por bebês de até três anos, de cor clara e que não tenham na família históricos de má conduta.
Diante da explicação, foi ressaltado que é de extrema importância a conscientização de pais sobre o assunto. Muitas vezes, a demora na fila se dá por conta das preferências, o que resulta também em uma grande quantidade de crianças de idade mais avançada sem chances de serem adotadas.
Secretarias
As Secretarias Municipais apresentaram informações sobre o que é feito no município referente às crianças e adolescentes em risco. Rosalie Dal Poggeto Molinari, da Educação, ressaltou que a grande dificuldade enfrentada atualmente é o encaminhamento de crianças de quatro meses a três anos de idade às creches. Além disso, ela esclareceu que a Secretaria tem atendido a muitos pedidos do Conselho Tutelar quando existe a necessidade de encaminhar às unidades de ensino crianças e adolescente em situação de risco.
Vera Lúcia Vilela, representante da Promoção Social, apresentou todas as ações e programas que a Secretaria desenvolve referentes à Proteção Social Básica e Especial. Foram citados os programas Jovem Cidadão, Projovem Adolescente (federal), Programa de Socialização e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos (estadual), Zona Azul, dentre outros. Vera explicou, ainda, todo o processo de atendimento feito pelo município quando se tem uma suspeita e/ou confirmação de violência contra a criança e o adolescente.
Conselho Tutelar
A atuação do Conselho Tutelar também foi um assunto amplamente discutido. O conselheiro João Alves ressaltou que o conselho não é um órgão de execução, mas sim de defesa dos direitos e uma das ações nesse sentido é o encaminhamento das crianças e adolescentes aos serviços públicos disponíveis. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre as dificuldades encontradas no trabalho realizado, devido a problemas como estrutura precária e falta de veículos.
Sugestões
Além das pessoas que se inscreveram antecipadamente para discutir o tema, algumas fizeram perguntas e sugestões por escrito. Uma das sugestões foi a realização de uma audiência pública específica para discutir o orçamento do município para crianças e adolescentes.
Ao encerrar o encontro, o presidente da Câmara, vereador Waldemar Lemes Filho (PMDB), pediu que fosse feito um relatório dos assuntos tratados na audiência para que, num prazo de 21 dias, as Comissões Permanentes desta Casa analisem as colocações feitas e busquem soluções para os problemas apontados.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA - DIA 21/02/2011

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

DIA: 21/02/2011
HORA: 14 HORAS
LOCAL: CASA DOS CONSELHOS

Palestra - Dr. Murilo - Pouso Alegre-MG

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Conselheiros do CMDCA - Poços de Caldas Participaram da Audiência da Câmara Municipal do dia 17/02/2011



Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram da "Audiência Pública" com o tema "Crianças e Adolescentes em Situação de Risco", resultado do requerimento n. 409/10 do Vereador Valdir Sementile.

Representantes de vários órgãos governamentais e não governamentais registraram presença.
Dentre as várias discussões, frisou-se a importância do trabalho e articulação da "Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente", quem em Poços é a "REDE PROTEJI POÇOS" REDE DE PROTEÇÃO À JUVENTUDE E INFÂNCIA DE POÇOS DE CALDAS".
Foi discutido também o assunto: Acolhimento Familiar e Institucional, conforme dispõe o Estatuto da Criança e Adolescente.

A discussão é um avanço no Município, vez que incentiva a participação e mobilização da opinião pública para a indispensável participação dos diversos segmentos da sociedade, conforme dispõe o artigo 88, inciso VII do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O evento contou também com a participação da Maria Alice da Silva, da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - (Belo Horizonte), que está em Poços de Caldas ministrando um curso de capacitação para os  "Conselheiros Tutelares". Maria Alice frisou a importância da discussão do "Orçamento Criança" na Câmara Legislativa, sugerindo ainda a criação da "Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente".


REDE PROTEJI POÇOS: PAUTA DA REUNIÃO DA REDE PROTEJI POÇOS DO DIA 22/0...

REDE PROTEJI POÇOS: PAUTA DA REUNIÃO DA REDE PROTEJI POÇOS DO DIA 22/0...: "REUNIÃO DIA 22/02/2011Local: Insituto Cultural Companhia Bella de Artes - Rua Prefeito Chagas, 305 - PL - Centro 8h30 - Início das Atividade..."

REDE PROTEJI POÇOS: Atores da REDE PROTEJI POÇOS contribuíram para o s...

REDE PROTEJI POÇOS: Atores da REDE PROTEJI POÇOS contribuíram para o s...: " Realizada ontem na Câmara Municipal de Poços de Caldas a Audiência Pública com o tema 'Crianças e Adolescentes em Situação de Risco'..."

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO - AMANHÃ, DIA 17/02/2011 - AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA - TEMA: CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO - "ADOÇÃO" MUNICIPAL

AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA

 MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS - MG

TEMA: CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO - "ADOÇÃO"

DIA: 17/02/2011
HORA: 17 horas
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ATAS DISPONÍVEIS NO BLOG!

Olá Pessoal!

Estamos retornando para informar que a partir de hoje todas as atas e pautas de nossas reuniões estarão disponibilizadas em nosso Blog. Continuem nos acompanhando e opinando!

O CMDCA, através desta iniciativa, busca efetivar o acesso de todos os interessados (e desinteressados também!) aos conteúdos e das discussões referentes a política de proteção à Criança e ao Adolescente de nossa cidade.

Para baixar as atas é muito simples...

1º Clique na ata em que você quer ter acesso na aba "Atas e Pautas de Reuniões". Esta aba fica na coluna do lado direito da tela, entre a aba "Arquivo do Blog" e "Seguidores"


2º Abrirá uma página parecida com a seguinte. Você deve esperar alguns segundos, até o contador do site zerar e clicar em "Download file now"


3º Agora é só escolher uma pasta e salvar o seu documento!

obs: Antes de postarmos as atas e pautas, codificamos o arquivo para que pessoas de ma fé não alterem seu conteúdo, portanto as atas não poderão ter seu conteúdo modifico.

Boa Leitura!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BLOG DA REDE PROTEJI POÇOS - REDE DE PROTEÇÃO DA JUVENTUDE E INFÂNCIA DE POÇOS DE CALDAS


O BLOG da REDE PROTEJI POÇOS - REDE DE PROTEÇÃO À JUVENTUDE E INFÂNCIA DE POÇOS DE CALDAS já está em funcionamento. Vamos acessar.

NO PRÓXIMO DIA 22/02/2010, ÀS 8h30, no Instituto Cultural Companhia Bela de Artes (Rua Prefeito Chagas, 305 - PL - Centro) REUNIÃO DA REDE PROTEJI POÇOS, com o TEMA: PROFISSIONALIZAÇÃO.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Audiência Pública 17/02/2011- Algumas considerações sobre a Adoção

Olá Pessoal!


O post ficou "meio" grande mais vale a pena dar uma lida!
Estão todos convidados a comentar. Participem das discussões com a turma do CDMCA!


O tema da Audiência Pública que será realizada no próximo dia 17 terá como tema “Crianças e Adolescentes em Situação de Risco”. Nela serão debatidas questões referentes aos processos de adoção realizados na cidade, bem como novos rumos que possbilitem a otimização dos serviços, respeitando o espaço e o lugar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.


Em agosto de 2009 foi sancionada a nova Lei Nacional de Adoção (clique na palavra para ter acesso a lei na íntegra) que trouxe mudanças significativas para o cenário brasileiro.


Como exemplo podemos citar que as crianças ou adolescente envolvidos no processo de acolhimento não devem ficar mais de dois anos nas instituição de proteção, exceto se tiverem alguma recomendação judicial contrária.


Com a nova Lei ficou de responsabilidade destas instituiçãoes de acolhida encaminhar, semestralmente, relatórios às autoridades judiciárias sobre as condições das crianças e dos adolescentes: se poderão retornar para a família de origem, ou se estarão em condição para ir para a adoção


Outra novidade trazida pela Lei Nº 12.010, de agosto de 2009, foi a possibilidade de qualquer pessoa maior de 18 anos, mesmo sendo solteira, poder dar ingresso a um processo. A única limitação imposta pela lei é que a diferença de idade entre a criança e o adulto nesta situação seja de, no mínimo, 16 anos.


E crianças maiores de 12 anos passaram a opinar sobre o processo. Desde o ano passado, o juiz precisa levar em conta sua opinião para decidir sobre a adoção.


O quadro abaixo, copiado do site Adoção Brasil, traz esta nova realidade

UM OLHAR SOBRE A ADOÇÃO
O Brasil, enquanto berço de uma história e cultura que mantém tabus quanto a família e suas origens, fere príncipios básicos organizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Observamos a adoção em nosso país através de uma lente cartesiana e patriarcal, onde enxergamos apenas núcleos de "fracassados" envolvidos neste processo, transformando um fenômeno de acesso em políticas públicas em sintoma social.

O filho adotado é visto como uma criança "fracassada" (abandonado ou rejeitado) antes mesmo de fazer parte da família adotante. Esta lente torna este novo membro da família objeto de desejos de pais que, devido ao hedonismo e outras instituições de um contemporâneo que tem suas bases no efêmero, idealizam a contrução de um filho perfeito.

Após reconhecer que o filho adotado real é diferente do construido pela organização familiar já existente, o núcleo adotante entra em crise. O resultado desta crise, nos tempos de sujeitos de consumo, é a rejeição. A criança é vitimizada novamente, tratada como bem de consumo, portanto passível de devolução para a instituição a qual pertencia.

O adulto que participa deste processo também já "fracassou", pois não foi capaz de gerar um filho “próprio”, com genes dos pais e organizado dentro de uma família natural.

O fracasso coloca a adoção sempre em segundo lugar, nos remetendo a tempos anteriores, pois é o fracasso de vínculos primitivos com mães e pais.

E como podemos absorver todo este impacto negativo que envolve a adoção, em uma época de vínculos e relações humanas familiares tão desgastadas?

Devemos rever nossos conceitos de adoção, família, maternidade e paternidade. Para tanto, exige-se um olhar crítico dos movimentos de nossa sociedade, e das possibilidades existentes nos novos arranjos familiares. Já vemos movimentos interessantes como: o aumento de famílias adotantes por opção (e não por necessidade), a possibilidade de adoção pro famílias homoparentais (união entre homossexuais) e os avanços da Nova Lei Nacional de Adoção que não permite que as crianças sejam devolvidas para instituição.

O olhar que temos sobre a adoção é ao mesmo tempo problema e solução para seguirmos nossa caminhada valorizando o sujeito de nossas intervenções: as crianças e adolescentes brasileiros.
Abaixo segue um vídeo de um projeto interessante, que trabalha a vincularidade pais-filhos adotantes/adotados, objetivando ampliar o conceito de adoção para além de uma simples questão de escolha... uma questão de afeto.