quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DA VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - DIA 03/10/2011


VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
DIA 03 DE OUTUBRO DE 2011
PROGRAMAÇÃO

8h               Credenciamento

8h30m        Café

9h               Início da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a apresentação Apresentação Orquestra de Cordas e Coral – Conservatório Municipal em parceria com a E.M. Maria Ovidia Junqueira
- Apresentação da APAE;

9h30m         Composição da Mesa
                   Execução do Hino Nacional
                   Abertura da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Presidente do CMDCA – Caroline de Souza
                   Manifestação do Representante das Crianças e Adolescentes
                   Manifestações das Autoridades – Componentes da Mesa

10h             Leitura e Aprovação do Regimento Interno
                  
10h30m       Apresentação da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município pela Dra. Raulina Maria Adissi, Secretária Municipal de Promoção Social

11h             Palestra - Tema: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”
                   CLAUDINEI DOS SANTOS LIMA, Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais e presidente da comissão de apoio a Conselhos de Direitos à Criança e Adolescente e Conselhos Tutelares.
12h30m       Intervalo para Almoço
13h30m       Apresentação – Família Acolhedora
13h50m       Discussão dos Grupos dos seguintes Eixos:
                   Eixo 1 -  Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
Eixo 2 -  Proteção e Defesa dos Direitos; 
                   Eixo 3 - Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;
Eixo 4 - Controle Social e Efetivação dos Direitos;  
                   Eixo 5 - Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes      
15h30m       Coffe Break

15h40m       Plenária para aprovação das propostas e Eleição dos Delegados
18h             Encerramento e Entrega de Certificados

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ATENÇÃO - DIA 03 DE OUTUBRO - VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
“Política Pública: 
Eu curto
Quem não gosta de receber um convite? Geralmente nos sentimos muito animados quando alguém nos chama para dar uma volta, tomar um sorvete, jogar futebol ou curtir uma festa. 

Quando pensamos no espaço de uma Conferência não é muito diferente de um convite: nela somos chamados para exercer nossos direitos.

Sabemos também que há uma diferença muito grande entre praticar cidadania e dar um “rolê” por aí. Neste texto vamos falar um pouco sobre isso.

Uma Conferência é uma reunião de pessoas, em um lugar para refletir, avaliar e opinar a respeito de determinado assunto. Sendo assim, se a conferência é dos direitos da criança e do adolescente, o assunto é o exercício de Políticas Públicas para o público de 0 a 17 anos e 11 meses e 29 dias. É o exercício de participação, onde qualquer pessoa pode sugerir idéias originais para dar novos rumos em ações para crianças e adolescentes de nossa cidade.
Você está feliz com a situação das crianças de Poços? Você se incomoda com a situação do uso de drogas por jovens nas ruas? Seu bairro poderia ter mais opções de lazer para crianças e adolescentes? Gostaria de participar de um curso profissionalizante, mas não teve sua chance? A escola parece que não anda legal? Você tem um irmãozinho que está fora da creche e sua mãe não pode trabalhar por conta disso?

Se estas e outras situações - envolvendo a responsabilidade de todos com a proteção de crianças e adolescentes - mexem com você, está na hora de você fazer alguma coisa para contribuir!

Como funciona?

1ª Etapa: Credenciamento: neste momento você irá fazer sua “matrícula” no evento, pegará seu crachá e sua pasta e escolherá uma mesa de discussão (vamos falar delas mais pra frente)

2ª Etapa: Regimento Interno: Será feita uma leitura do Regimento Interno. O Regimento Interno explica o passo a passo de como será a Conferência. Durante a leitura podemos opinar e alterar o conteúdo para poder deixar a conferência mais com a nossa cara. Nessa hora é comum que ficamos meio dispersos (começa a dar aquela vontade de bocejar e sair correndo dali), mas é importante ficar atento para não deixar passar nada em branco.

3ª Etapa: Palestra: Haverá uma palestra para nos orientar sobre os temas a serem debatidos nas mesas de discussão (espere um pouquinho que já chegaremos nelas)

4ª Etapa: Pausa para o almoço: Como diria minha vó “saco vazio não pára em pé”. Uma horinha para almoçar, recobrar as forças e nos preparar para a volta aos trabalhos. A parte da tarde é a mais importante para a Conferência.

5ª Etapa: Mesas de discussão: Esta é a parte mais aguardada: A parte aonde todos nós poderemos contribuir! Podemos dar nossas opiniões e tentar criar juntos. Em cada mesa os participantes irão falar sobre seu ponto de vista e criar idéias novas para repensarmos a questão da criança e do adolescente. Ao final da discussão será redigido um texto com todas estas idéias.

Para facilitarmos, dividimos as discussões em 5 temas (EIXOS) diferentes. Cada pessoa poderá participar de apenas uma mesa de discussão e são elas: 

- 1)Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes: O que nós podemos fazer para facilitar a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no âmbito da família, da sociedade e do Estado, considerada as condições de diversidades, diferenças, sem sermos preconceituosos? 

- 2) Proteção e Defesa dos Direitos; O que podemos fazer para garantir uma proteção especial às crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados (tipo quando alguma criança sofre violência física, psicológico ou sexual em casa ou na escola)?

- 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Precisamos aqui de idéias criativas para chamar a atenção de crianças e adolescentes e trazer mais público para discutir as políticas públicas. Para fazer uma política pública legal precisamos da ajuda de todos.

- 4) Controle Social e Efetivação dos Direitos; Como podemos fazer para ajudar e fortalecer o Conselho de Direitos em sua atuação junto aos Órgãos Públicos, Rede de Atendimento e Proteção Integral à Criança e ao Adolescente e na formulação de Políticas Públicas efetivas e eficientes?

- 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Como podemos fazer para auxiliar os trabalhadores desta área na formulação de estratégias de trabalhos em Rede? O trabalho em Rede é aquele tipo de trabalho onde os órgãos trabalham juntos para resolver os casos mais complexos (por exemplo: a união entre CRAS (Centro de Regionalizado da Assistência Social), Conselho Tutelar e PSF (Programa de Saúde da Família)  para fortalecer uma família com vários direitos violados).

Ufa! Agora é só você escolher aquela mesa em que mais te interessa e mãos a obra!
6ª Etapa: Plenária: Todas as opiniões dadas nas mesas serão levadas para discussão e avaliação entre todos os participantes. Se as propostas foram aprovadas elas serão enviadas para os órgãos competentes, para que eles tracem seus planos e metas de trabalho. Por exemplo: as propostas envolvendo o tema saúde da criança deverão ser entregue para os responsáveis da saúde no Município para que eles criem novas Políticas junto á população infanto-juvenil.

7ª e última Etapa: Escolha dos delegados: Nesta parte será feita uma votação para que algumas pessoas representem Poços de Caldas na Conferência Estadual, que será realizada na capital Belo Horizonte. Assim como a etapa Municipal tratou apenas da realidade de Poços, a Conferência Estadual buscará traçar metas para o estado de Minas Gerais como um todo. - - - - UFA!
____________________
Pessoal apesar de parecer uma coisa meio longa e cheia de detalhes a Conferência é um local onde a vontade de todos deve prevalecer. Se você ficar aí parado em casa assistindo TV sem vontade de lutar por seus direitos, não espere que eles caiam do céu. Precisamos da ajuda de todos para fortalecer os caminhos para uma sociedade mais justa com as crianças e adolescentes!

Contamos com a colaboração de todos, lembrando que:
Quem curte escolher, curte participar!

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

03 de Outubro - Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes





























Caroline de Souza, atual presidente do CMDCA e Suely Magalhães, ex-presidente do CMDCA

Desde junho/2011, Caroline de Souza é a Presidente do CMDCA de Poços de Caldas. 

Segue abaixo o discurso que compartilhou com os demais conselheiros na primeira reunião do CMDCA sob sua coordenação:


Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes-CMDCA de Poços de Caldas-MG.

Início este discurso na proposta que ele mesmo insinua, como uma fala, fala esta carregada de expectativas, anseios e vontades. Enquanto Conselheira pude aprender, acolher e dividir tarefas. Um Conselho não é algo que se funciona de maneira isolada, mas está no centro de toda a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, assim nós Conselheiros devemos agir de maneira abrangedora e coletiva, com responsabilidade e compromissados com a questão dos Direitos da Criança e Adolescente de nosso Município. há necessidade de compromisso e responsabilidade, não é por nós que se é feito, e sim pelas crianças e adolescentes de nosso município. Ele, O Conselho não é um órgão que apenas delibera, mas que discute, reflete e faz garantir o direito às crianças e adolescentes. Quando penso que um Presidente geri, direciona, acredito que estou em uma posição de fazer acontecer. Ação, esta é a palavra. Não ocupo um lugar que diga meu, pego emprestado para muitos que ainda virão, isto me dá a dimensão que onde estou, é um lugar que cabe a quem quer estar. Penso que em um lugar de compromisso, ética e cidadania, não cabe a mim sugestões e sim soluções cabíveis às demandas existentes em nosso município. Ninguém neste lugar deve se ocupar por interesses próprios, pois isto não cabe aqui, pois a competência de se olhar ao próximo, digo nossas crianças e adolescentes devem estar em primeiro e único lugar. Busco neste processo, diálogo, compromisso e estudo, afinal sabemos muito pouco. Ouvi de um Promotor de Justiça em uma capacitação em Pouso Alegre: “As leis não precisam ser mudadas, elas já existem, elas devem ser conhecidas”. Logo penso que devemos criar espaços para discussões e conhecimento. O conhecimento é algo que não tem fronteiras, cabe aos interessados desfrutarem deste percurso. Agradeço a oportunidade de falar e acredito que este gesto irá garantir nossas estratégias e direcionamento diante de tanto trabalho existente. Me mostro disponível e sei que encontrarei parceiros neste causa, afinal escolhemos estar aqui: Não é? Proponho uma reflexão diante desta escolha, que é única, individual. Qual é nosso papel? 
Caroline de Souza
 Presidente do CMDCA