Blog criado para divulgar ações, idéias e reflexões inscritas na Política de Proteção à Criança e ao Adolescente em Poços de Caldas-MG. As mídias sociais, assim como o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, estão a serviço da universalização de saberes sociais. O CMDCA de Poços de Caldas pretende com este blog fortalecer o acesso democrático para uma nova geração de sujeitos de direitos. Sujeitos com a possibilidade de protagonizar sua história através da conquista de seus direitos.
terça-feira, 24 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
CONVITE - Teleconferência: Prestação de Contas de Recursos Federais repassados para co-financiamento dos Serviços e Gestão
CONVITE
Evento: Teleconferência: Prestação de Contas de Recursos Federais repassados para co-financiamento dos Serviços e Gestão
LOCAL: BANCO DO BRASIL
DIA: 20/05/2011
HORA: 16 horas
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Cartilha de Direitos Humanos
Esta cartilha, editada pelo Governo do Estado do Maranhão, é um ótimo instrumento para oficinas de capacitação de educadores, para escolas e municípios para implementação de políticas de direitos humanos e também para adolescentes e jovens.
Um dos componentes da cartilha é a sugestão de conteúdos e dinâmicas acerca das diferentes dimensões dos direitos humanos e dos temas transversais, como: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural.
Apresenta extensa lista de indicações bibliográficas.
Bullying
Bullying
O Portal Direitos da Criança traz uma entrevista com a Vice Presidente do CONANDA, nossa companheira Mirim Maria José dos Santos, sobre o bullying.
Ela fala da necessidade de uma intervenção de forma qualitativa buscando o diálogo e a compreensão entre as partes. Para isto são fundamentais os papeis da escola, da família e da sociedade.
Acredita que para promover a cultura de paz é preciso estabelecer uma ação articulada entre os vários atores do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) de Crianças e Adolescente - responder violência com violência não é o caminho para incentivar o convívio social, o convívio na paz.
Crianças e Adolescentes em situação de rua
Crianças e Adolescentes em situação de rua
Pesquisa realizada pelo CONANDA com o objetivo de nortear o aprimoramento de políticas públicas e a construção da Política Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal.
A pesquisa foi realizada em 75 cidades do país, abrangendo capitais e municípios com mais de 300 mil habitantes.
A pesquisa identificou 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua. Dessas, 59,1% dormem na casa de sua família (pais, parentes ou amigos) e trabalham na rua; 23,2% dormem em locais de rua (calçadas, viadutos, praças, rodoviárias, etc.), 2,9% dormem temporariamente em instituições de acolhimento e 14,8% circulam entre esses espaços.
Veja síntese das conclusões em:
Pesquisa sobre homicídios de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação.
Homicídios de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação
Pesquisa sobre homicídios de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação.
Dia 28/03/2010 foi divulgado o resultado desta pesquisa, de abrangência nacional, promovida pela Associação Nacional dos Centros de Defesa – ANCED e coordenada pela Liliane Maria Alberto da Silva.
É um relatório muito forte, triste, de leitura pesada, o que corresponde à realidade dos fatos estudados. Inclusive porque, em todo o país, o Estado de Minas Gerais foi o que mais teve adolescentes assassinados nas unidades de internação entre 2007 e 2010.
Relatório completo da pesquisa:
Uma apresentação resumida, em power point, contendo a agenda nacional para enfrentamento do problema:
REDE PROTEJI POÇOS - Rede de Proteção à Juventude e Infância de Poços de Caldas: CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES DA REUNIÃO DA REDE PROT...
REDE PROTEJI POÇOS - Rede de Proteção à Juventude e Infância de Poços de Caldas: CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES DA REUNIÃO DA REDE PROT...: "CONSIDERAÇÕES REUNIÃO - REDE PROTEJI POÇOS - dia 27/04/2011 Início: 8h30m - Término: 12h Local: Teatro Nicionelly Carvalho - Instituto C..."
Prêmio Itaú UNICEF
Educação Integral: experiências que transformam
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Itaú UNICEF deste ano.
Cada organização não-governamental pode inscrever um ou mais projetos de ações socioeducativas com crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, de 6 a 18 anos.
A ficha de inscrição contém perguntas sobre a gestão política, financeira e técnica das instituições, além das questões específicas sobre os projetos.
As ONGs inscritas serão agrupadas regionalmente e por porte financeiro: micro, pequeno, médio e grande. Essa divisão em categorias possibilita uma avaliação mais equânime.
Vamos inscrever nossa organização ! O preenchimento da ficha e dos demais documentos para inscrição neste prêmio tem um subproduto: a ONG pode aproveitar a ocasião para pensar sobre seus objetivos, metodologias e resultados alcançados e certamente planejar mudanças positivas.
FNDCA, apresenta o passo a passo do Sistema de Garantia de Direitos
Publicado pelo FNDCA, apresenta o passo a passo do sistema de garantia de direitos, abordando a criação e participação em Fóruns DCAs, bem como os objetivos estatutários e missão do Fórum Nacional DCA. E ainda as formas de participação em conselhos de direitos, a articulação com as Frentes Parlamentares da Criança e do Adolescente, esclarecimentos sobre orçamento público e conceitos de advocacy e controle social.
Ou seja, uma publicação que incentiva a participação e a mobilização da sociedade civil.
http://www.forumdca.org.br/arquivos/documentos/Fortalecendo%20Espaços%20de%20Controle%20Social%20Capa.pdf
Notícias do CONANDA
Notícias do CONANDA
Divulgamos os links para as últimas edições do “Conexão CONANDA”, boletim que nos mantém informados sobre os trabalhos em curso no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente:
Conexão no. 28 de 29/04/2011:
https://docs.google.com/document/d/1NOg8bYJ6_2RHfHVQpmiNf-c3tVS8OxNQKP5c924huIQ/edit?hl=en
Conexão no. 29 de 6/05/2011:
https://docs.google.com/document/d/1mVWvZ94wqsyB7z4mv-pFnwHvP-mDWmpMdxbO42Md55M/edit?hl=en
Divulgamos o link para a última edição do “Conexão CONANDA”, boletim que nos mantém informados sobre os trabalhos em curso no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente:
Conexão no. 27 de 15/04/2011
COMUNICADO - REDE PROTEJI POÇOS
COMUNICADO - REDE PROTEJI POÇOS
Para quem não está recebendo email da REDE PROTEJI POÇOS - REDE DE PROTEÇÃO À JUVENTUDE E INFÂNCIA DE POÇOS DE CALDAS-MG, favor enviar email para o seguinte endereço:
Frisamos ainda que todas informações quanto as REUNIÕES E TRABALHOS realizados pela REDE PROTEJI POÇOS são obtidas no seguinte BLOG:
Comissão de Gestão
REDE PROTEJI POÇOS
Rede de Proteção da Juventude e Infância de Poços de Caldas-MG
19/05/2011 às 17 horas - Audiência pública discute Lei de Diretrizes Orçamentárias
Notícias
12/05/2011
Metas da administração
Audiência pública discute Lei de Diretrizes Orçamentárias
Na próxima quinta-feira (19), a partir das 17h, a Câmara Municipal realiza um audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar, encaminhado pelo Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2012 (LDO). A matéria está sendo analisada pelas Comissões Permanentes da Câmara e será votada em breve.
Um dos objetivos da audiência é atender à determinação contida na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Orgânica do Município, que estabelecem a realização de audiências públicas e incentivo à participação popular durante os processos de elaboração e discussão do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamentos. Além de assegurar a transparência da gestão fiscal do município, o evento também tem como finalidade colher as manifestações e expectativas da sociedade com relação às prioridades a serem inseridas nos Orçamentos anuais.
De acordo com o projeto envidado pelo prefeito, a LDO traduz a preocupação do município na condução de uma política financeira baseada no equilíbrio das contas públicas, cuja referência está no controle de gastos, no aumento da receita, na transparência e na utilização dos recursos públicos. Além disso, o Executivo ressaltou que na elaboração do Projeto foi levado em conta as reivindicações dos vereadores e as manifestações da comunidade.
Durante a audiência, o público presente poderá se manifestar, apresentando sugestões e esclarecendo dúvidas. Os interessados em usar a palavra devem se inscrever antecipadamente, através de um formulário preenchido na recepção da Câmara ou enviar um e-mail para comunicacao@camarapocos.mg.gov.br. O prazo para inscrição é até 18/05/2011, às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3729-3845/3729-3818
LDO
O sistema de planejamento governamental é composto por quatro ferramentas: o Plano Diretor, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o planejamento anual para a elaboração do Orçamento do município para o próximo ano, ou seja, o que está previsto na LDO deve estar presente, também, na Lei Orçamentária Anual. Alguns dos objetivos da LDO são: definir metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro seguinte; autorizar a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, criação de cargos, empregos e funções ou alterações na estrutura de carreiras; dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas; dispor sobre condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
É importante ressaltar que todo esse sistema orçamentário foi instituído após a aprovação da Lei Orgânica e permite que o município seja administrado com continuidade, independente de quem esteja ocupando o cargo de prefeito, preservando os princípios democráticos.
Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes: monitoramento e avaliação do Plano Estadual
23 de maio de 2011– 8h30 às 15 horas - Teatro ALMG
Rua Rodrigues Caldas, 30 Santo Agostinho Belo Horizonte/MG
Objetivos
Monitorar e avaliar o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e discutir as estratégias necessárias para sua consolidação, por ocasião da semana do dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Programação
8h30 – Abertura
- Deputado André Quintão – Presidente da Comissão de Participação Popular e autor do requerimento que motivou o debate
- Deputado Wander Borges – Secretário de Estado de Desenvolvimento Social
- Desembargador Antônio Sérvulo dos Santos – Coordenação Estadual do Judiciário de Minas Gerais
- Andrea Mismotto Carelli – Promotora de Justiça – Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ) e Coordenadora do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais – FEVCAMG
- Ananias Neves Ferreira – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais – CEDCA-MG
- Maria Alice da Silva – Secretária Executiva da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
- Moisés Barbosa Ferreira Costa – Ponto Focal Juvenil do Estado de Minas Gerais
9h – O Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais: perspectivas e desafios para o enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente
Expositora: Gláucia Brandão – Subsecretária de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais / Sedese
9h30 – Monitoramento e avaliação de políticas públicas como instrumento de gestão e estratégia de controle social
Expositora: Professora Marlise Matos – Departamento de Ciências Políticas da UFMG
10h30 – Debate
11h30 – Intervalo
13h – Perspectivas e desafios na consolidação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais
Coordenador: Deputado André Quintão
Defesa e Responsabilização
Expositora: Andrea Mismotto Carelli – Promotora de Justiça – Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e da Juventude (CAO-IJ) e Coordenadora do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento da Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais – FEVCAMG
Análise da Situação
Expositor: Ananias Neves Ferreira – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais – CEDCA-MG
Mobilização
Expositora: Maria Alice da Silva – Secretária Executiva da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
Protagonismo Juvenil
Expositor: Moisés Barbosa Ferreira Costa – Ponto Focal Juvenil do Estado de Minas Gerais
14h20 – Debate final
15h – Encerramento
DIA 19/05 - ÀS 14 horas REUNIÃO ORDINÁRIA DO CMDCA
REUNIÃO ORDINÁRIA - CMDCA
DIA 19/05/2011
HORA: 14 HORAS
LOCAL: CASA DOS CONSELHOS
Rua Pernambuco, s/n - Piso Superior do Mercado Municipal
Poços de Caldas-MG
Fundação Telefônica lança guia para gerir políticas municipais para infância
Fundação Telefônica lança guia para gerir políticas municipais para infância
Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ganham agora um instrumento para ajudá-los a estruturar a atuação e a gestão do órgão de uma forma mais estratégica. Trata-se do livro “Conhecer para Transformar”, primeiro guia para diagnóstico e formulação da política municipal de proteção integral na área da infância e juventude lançado no Brasil. O guia, com 327 páginas, traz uma metodologia específica para diagnosticar e planejar na área.
A iniciativa é da Fundação Telefônica, com apoio do movimento Juntos pelo ECA, que reúne 14 empresas e instituições que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A metodologia é da Prattein, consultoria especializada, que a utilizou para orientar 73 municípios situados em diferentes Estados e interessados em iniciar ou aprimorar processos de diagnóstico local para a elaboração de planos de ação. O livro será distribuído a todos os CMDCAs do país, ou seja, chegará a mais de cinco mil municípios.
O objetivo do guia é ajudar os Conselhos Municipais a diagnosticar os problemas que atingem a população infanto-juvenil, analisar as condições e capacidades disponíveis no município para enfrentar esses problemas e propor ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A publicação cumpre o papel de ajudar não só os CMDCAs, mas também os demais órgãos municipais envolvidos com a proteção da criança e do adolescente, a olhar para o município como um todo, de maneira integrada.
“É no município que se articula a proteção integral da criança e do adolescente e é para onde deve convergir o diálogo entre todas as instâncias governamentais e não-governamentais voltadas para esse propósito”, defende Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. Segundo ele, cada cidade deve buscar o fortalecimento da rede de assistência e garantias de direitos, para que esse esforço se traduza na definição de políticas públicas eficazes e num atendimento de qualidade.
Para o investimento social privado, o guia também traz ganhos, na medida em que possibilita uma melhor sistematização do trabalho dos CMDCAs. “É um avanço para os municípios e para as empresas que atuam na área e que querem clareza na estruturação do atendimento a crianças e adolescentes, com resultados que possam ser medidos”, afirma Mindlin.
Sobre o Juntos pelo ECA
O movimento Juntos pelo ECA nasceu em 2010, por ocasião da comemoração dos 20 anos do Estatuto. Hoje, é formado por 14 integrantes: Instituto Votorantim, Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Unibanco e Instituto Paulo Montenegro; a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica,Fundação Vale e Fundação ArcelorMittal; os bancos Santandere Bradesco; o SESI/SP, SESI/CN, e o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. Todos possuem atuação relevante na defesa da garantia dos direitos da criança e do adolescente. O movimento defende a atuação em rede de forma inter-setorial, como também o compartilhamento e o aprimoramento de metodologias e experiências.
Mobilização contra a emenda que altera o poder de deliberação dos Conselhos
- COMUC-FMC - Conselho Municipal de Cultura
- CDPCM-BH - Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural
- CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social
- CMDCA-BH - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
- CMDS - Conselho Municipal de Defesa Social
- CMED - Conselho Municipal de Educação
- CMFUNDEB - Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
- CMI - Conselho Municipal do Idoso
- CMPPD - Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência
- CMS-BH - Conselho Municipal de Saúde
- COMAM - Conselho Municipal do Meio Ambiente
- COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
- COMPUR - Conselho Municipal de Política Urbana
- COMUHAB - Conselho Municipal de Habitação
Como deve ser de conhecimento de todos, está em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte, um projeto de emenda à Lei Orgânica do município que altera o poder de deliberação dos Conselhos, submetendo a decisão dos Conselhos à ratificação da Câmara (PEL01/09 e substitutivo – vide anexos). Temos conhecimento da existência de outro projeto com o mesmo teor, em negociação com as lideranças dos partidos, com o propósito de ser um outro substitutivo ao PEL 01/09.
Esse projeto (PEL 01/09) já foi alvo de discussão na Câmara com representantes da sociedade civil (2009 e 2010) e acordado o seu adiamento de votação, mas não foi retirado pelos autores, menos ainda, arquivado. Muito pelo contrário, os rumores que ele poderá ser aprovado se fortalecem a cada dia.
Diante a real possibilidade de ser provada, a qualquer momento, uma Lei com esse conteúdo estamos convidando todos os conselhos e conselheiros da cidade para participarem de uma reunião com a seguinte pauta:
a) Esclarecimentos acerca das propostas em curso na Câmara Municipal
b) Definição de uma posição política dos Conselhos frente à ameaça de “enfraquecimento”
c) Elaboração de estratégias coletivas de atuação dos Conselhos junto à Câmara e outros espaços/instituições.
Será dia 10/05 - terça-feira – às 18h30 no Auditório da Casa dos Conselhos – Rua Eurita, 587 - Bairro Santa Tereza.
Acreditamos que não existe concorrência entre a Democracia Participativa – exercida pelos Conselhos e a Democracia Representativa – exercida pelo Legislativo. Elas são complementares e devem ser reconhecidas pelas instituições sociais e do Estado Brasileiro, como feito pela Constituição Federal. Sendo assim, defendemos a manutenção do poder de deliberação final dos Conselhos.
Solicitamos que este convite seja reproduzido para todos os conselheiros – governamentais e não governamentais. Assim como, para todos os conselhos que têm poder deliberação constituído ou não. A reunião será aberta aos interessados, por favor, divulgue.
Contamos com o apoio de todos!
--Fórum Mineiro de Defesa e Fortalecimento do SUAS
Maria Alice da Silva
Secretaria Executiva da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
Rua Espírito Santo, 1059, sala 808, Centro - Belo Horizonte, MG - CEP: 30160-031
Telefones: (31)3273 8556 - (31)9258 0374
Secretaria Executiva da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
Rua Espírito Santo, 1059, sala 808, Centro - Belo Horizonte, MG - CEP: 30160-031
Telefones: (31)3273 8556 - (31)9258 0374
AGENDA - MÊS DE MAIO/2011 - CÂMARA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS-MG
Neste mês, duas importantes Audiência Públicas na Câmara Municipal de Poços de Caldas para a Política da Infância e Juventude:
Dia 19 Qui (17h00m): AUDIÊNCIA PÚBLICA
9ª Audiência Pública do Exercício de 2011. Assunto: projeto Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o Exercício de 2012. Mensagem n. 21/2011 – Processado Legislativo n. 91/2011.
Dia 26 Qui (17h00m): AUDIÊNCIA PÚBLICA
Audiência Pública sobre o tema: “O papel das Entidades Filantrópicas na Assistência Social em Poços de Caldas” - Req. 39/11 - Ver. Flávio Faria
AGENDA - MÊS DE MAIO/2011 - CÂMARA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS-MG
Agenda
Maio
- Dia 02 Seg (18h às 20h): Reunião da Vereadora Ciça com artistas locaisDiscussão de políticas públicas para cultura
- Dia 04 Qua (15h00m): REUNIÃO ESCOLA LEGISLATIVO7ª Reunião da Comissão das Águas - Dra. Regina Cioffi
- Dia 09 Seg (15h00m): 1ª Prorrogação de LicitaçãoProc. Lic. 045/11, Convite 008/11
- Dia 11 Qua (14h00m): Aviso de LicitaçãoProc. Lic. 053/11, Convite 009/11
- Dia 12 Qui (17h00m): AUDIÊNCIA PÚBLICAAudiência Pública sobre o tema: “Zoneamento”. Req. 44/11 - Ver. Valdir Sementile
- Dia 19 Qui (17h00m): AUDIÊNCIA PÚBLICA9ª Audiência Pública do Exercício de 2011. Assunto: projeto Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o Exercício de 2012. Mensagem n. 21/2011 – Processado Legislativo n. 91/2011.
- Dia 25 Qua (10h às 12h): REUNIÃO - PLENÁRIOPalestra com Dr. Nelson Valverde, especialista internacional em radiação e saúde. INB - Indústrias Nucleares do Brasil
- Dia 26 Qui (17h00m): AUDIÊNCIA PÚBLICAAudiência Pública sobre o tema: “O papel das Entidades Filantrópicas na Assistência Social em Poços de Caldas” - Req. 39/11 - Ver. Flávio Faria
- Dia 27 Sex (17h00m): AUDIÊNCIA PÚBLICACumprimento das Metas Fiscais, 1º quadrimestre/2011
18 de Maio - Dia de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças
Texto: Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Fonte: www.comitenacional.org.br
Em julho de 2010, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente completará 20 anos. Nesses anos, tivemos muitas conquistas e tantas outras estamos por alcançar. Ter o dia 18 DE MAIO, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, é uma dessas conquistas memoráveis. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Especificamente na exploração sexual, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade, de direitos e de proteção. A exploração sexual de meninos e meninas ocorre geralmente na pornografia e prostituição. Para o lucro da rede exploração sexual, crianças podem traficadas, ou seja, tornam-se mercadorias a serem utilizadas na pornografia e prostituição.
As violações dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes não se restringem a uma relação entre vítima e autor. Essas violações ocorrem (e são provocadas) pela forma como a sociedade está organizada em cada localidade e globalmente. Podem ser destacadas, nesse aspecto, as atividades turísticas que não consideram os direitos de crianças e adolescentes, facilitando ações de exploração sexual. Também merecem relevo os grandes empreendimentos, que causam impactos significativos nos contextos locais e favorecem a entrada e a permanência de meninas e meninos na prática da prostituição. O enfrentamento da violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que todas as pessoas, desde que nascem, são seres sexuados e este universo do seu viver se expressa e é vivenciado diferentemente na diversas fases da vida humana. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, a pessoa passaa vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida e franqueza buscando superar tabus, preconceitos e oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento, sujeitos e sujeitas em desenvolvimento. E, mais que tudo isso, que podem organizar-se e envolverem-se coletivamente no enfrentamento aos desrespeitos aos seus direitos sobretudo, promoção da cidadania que impõe à sociedade a necessidade de colocar crianças e adolescentes como prioridade absoluta.
Assim, pautar o 18 de Maio nas nossas agendas é demonstrar que todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, mídia – estamos convocados e comprometidos em fazer a nossa parte no enfrentamento da violência sexual e promover as condições para o desenvolvimento digno e feliz da sexualidade de crianças e adolescentes.
REDE PROTEJI POÇOS - Rede de Proteção à Juventude e Infância de Poços de Caldas: CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES DA REUNIÃO DA REDE PROT...
REDE PROTEJI POÇOS - Rede de Proteção à Juventude e Infância de Poços de Caldas: CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES DA REUNIÃO DA REDE PROT...: "CONSIDERAÇÕES REUNIÃO - REDE PROTEJI POÇOS - dia 27/04/2011 Início: 8h30m - Término: 12h Local: Teatro Nicionelly Carvalho - Instituto C..."
Assinar:
Postagens (Atom)