sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inaugurada a Unidade da AACD - Representante do CMDCA acompanha inauguração

Unidade da AACD em Poços de Caldas é inaugurada
Saúde
2011
FEVEREIRO
25
Muito feliz e emocionado, o prefeito Paulo César Silva ressaltou a importância da parceria entre ADEFIP, AACD e Prefeitura
Emoção e alegria foram os sentimentos que marcaram a inauguração da unidade da AACD – Associação de Apoio à Criança Deficiente – de Poços de Caldas, realizada nesta sexta-feira (25), uma data histórica para o município.

O centro de reabilitação recebeu o nome do embaixador Walther Moreira Salles e está localizado na rua Antônio Matavelli Sobrinho, no bairro Vila Flora II, zona oeste do município. A unidade tem capacidade para realizar 114 atendimentos por dia e a expectativa é que receba pacientes dos municípios de toda a região, em um raio de até 180 km.

O presidente voluntário da AACD, Eduardo Carneiro, que tem uma relação pessoal com a cidade de Poços de Caldas, destacou a importância da inauguração. “Ver que essa cidade hoje está podendo ser atendida pela AACD é uma especial satisfação para mim. Queria agradecer também à família Moreira Salles que pode, junto a cada um de vocês, contribuir, através do Teleton, para que nós pudéssemos estar inaugurando essa unidade aqui”, ressaltou. O grupo Itaú-Unibanco é um dos maiores incentivadores das ações da entidade.

“Poços de Caldas agora se torna referência também no atendimento aos portadores de deficiência para toda a região, solidificando nossa posição como pólo regional e principal cidade do sul de Minas. Esta é a nossa vocação”, destacou o prefeito Paulo César Silva. “Isto é parceria, o conceito da vez em uma administração pública moderna, voltada para o futuro, de olho sempre na qualidade de vida da população”, completou.

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) é parceira no projeto e terá, inclusive, uma sala para atendimento dentro da unidade da AACD. “Essa inauguração concretiza um sonho acalentado por muito tempo por familiares e vítimas da fatalidade de algum problema físico ou de paralisia cerebral residentes na cidade ou na região. Agora, serão evitadas as longas e cansativas viagens necessárias ao tratamento, trazendo também uma oportunidade bem maior de respostas mais positivas dos efeitos benéficos das reabilitações”, destacou o presidente da ADEFIP, Wladmir Gabriel Ronsini.

Já o presidente da ARCD e secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, fez questão de recordar o início do projeto, desde 2005 até a sua concretização com a inauguração da unidade. “Este é um sonho que se realiza em toda a sua plenitude para toda a população de Poços e região”, afirmou, destacando a batalha de pais e mães que lutavam para conseguir o tratamento de seus filhos portadores de deficiência.

O deputado estadual Carlos Mosconi representou o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, na cerimônia. “O governador não pode estar presente por conta da agenda, mas pediu que eu trouxesse aos representantes da AACD, a sua enorme simpatia pela instituição. Ele reconhece a importância fundamental da entidade para milhares de pessoas que poderão fazer uso deste tratamento agora aqui em Poços de Caldas”, disse.

Ana Paula Gonçalves Tranche, da ADEFIP, representou o sentimento das mães, pais e familiares de crianças e adultos portadores de deficiência e emocionou a todos a dedicar a inauguração da unidade da AACD ao seu filho Gustavo, que é atendido pela instituição. “É uma luta difícil, mas a gente aprende com eles mais do que a gente pode ensinar”, resumiu. “Quero fazer um agradecimento muito especial ao nosso prefeito Paulinho Courominas, que acreditou no nosso sonho de mães, que nos recebeu como mães e abraçou a causa, abraçou a cada um dos nossos pacientes e abraçou a ADEFIP como abraça seus próprios filhos”, enfatizou.

Atendimento
O centro terá o mesmo padrão de atendimento e qualidade já conhecido da AACD, por meio de uma unidade filiada, a ARCD (Associação de Reabilitação à Criança Deficiente), com atendimentos nas especialidades: ortopedia, urologia, pediatria, neurologia, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, fisioterapia aquática, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e musicoterapia.

O município doou o terreno de 2.162 m2 para a construção do prédio de 987m2 de área construída. São 19 salas de atendimento e espaços de convivência, administrativo e de apoio. Além disso, a Prefeitura fará a manutenção dos serviços, com investimentos que somam R$ 70 mil mensais.

Já o prédio foi construído com recursos do Teleton 2009, maratona televisiva transmitida pelo SBT, que arrecadou R$ 19,3 milhões. Este é o segundo centro de atendimento da AACD em Minas Gerais. A cidade foi escolhida pelo interesse local em ter uma unidade, por preencher os requisitos solicitados e ter uma população que comporta a instalação de um centro de reabilitação.

Poços de Caldas terá uma unidade filiada, que recebe o nome de ARCD, um novo modelo de gestão sustentável adotado pela AACD: a instituição constrói e equipa a unidade, seleciona, treina e supervisiona as equipes técnicas, enquanto a prefeitura assume a folha de pagamento dos funcionários e a manutenção do prédio.

A unidade funciona das 8h às 18h, na rua Antônio Matavelli Sobrinho, bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade. O telefone é o (35) 3722-3691.

Homenagem
O centro de reabilitação da AACD em Poços de Caldas recebeu o nome do embaixador Walther Moreira Salles. “Entre suas facetas de homem público e privado, como embaixador, ministro, banqueiro, empresário e empreendedor cultural, havia uma que ele preferia ocultar. Essa era a faceta do interesse social, da preocupação ativa de proporcionar à comunidade e às pessoas, o apoio de suas empresas ou de seus meios próprios quando o amparo solicitado lhe parecia justo”, lembrou o representante da família Moreira Salles presente à solenidade, Antônio Fernando Franceschi.

O Banco Moreira Salles, depois Unibanco, nasceu em Poços de Caldas. O grupo Itaú-Unibanco é um dos principais mantenedores da AACD, por meio de doações ao Teleton. 
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/26-saude/2003-unidade-da-aacd-em-pocos-de-caldas-e-inaugurada

Nenhum comentário:

Postar um comentário