segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente contará com unidade da AACD

Unidade da AACD Poços será inaugurada dia 25
Saúde
2011
FEVEREIRO
21
Unidade está localizada no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade

A unidade da AACD Poços de Caldas “Embaixador Walther Moreira Salles” inicia suas atividades na próxima semana. A inauguração oficial será realizada na próxima sexta-feira (25), às 11h, com a presença de diretores da AACD nacional, da instituição local, do prefeito Paulo César Silva, da vice Glaucia Boaretto e secretariado, além de vereadores, comunidade e representantes da família do homenageado.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente está localizada no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade. O prédio de 985 m² de área construída tem salas de fisioterapia e atendimento aos pacientes portadores de necessidades especiais, piscina adaptada para hidroginástica, local para terapia ocupacional e salas administrativas.

A Prefeitura fez a doação do terreno de 2.117 m² para a instalação da entidade. O município também foi o responsável pela terraplanagem, fundação e pavimentação do local.  Já o prédio está sendo construído com recursos do Teleton 2009, maratona televisa transmitida ao vivo pelo SBT.

Parceria
Poços de Caldas vai sediar a 12ª unidade da AACD no país. A manutenção dos serviços será feita pela Prefeitura, em parceria com a Adefip e com a ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente), unidade da AACD no município.

"É um sonho concretizado. Estamos muito felizes com a inauguração da unidade da AACD em Poços, pelo ganho que vai proporcionar para os moradores da cidade e também de toda a região. A Prefeitura se orgulha em ser parceira deste centro de reabilitação, que facilitará, em muito, a vida de pessoas portadoras de deficiência e de seus familiares", destaca o prefeito Paulo César Silva.

Atendimento
A unidade tem capacidade para realizar 100  atendimentos por dia, a pacientes com patologias como lesão medular, paralisia cerebral, amputação, mielo, má formação congênita, lesão encefálica adquirida (infantil e adulto), doenças neuromusculares e sequela de poliomielite.

São quarenta profissionais,entre médicos nas especialidades ortopedia, neurologia, urologia, cardiologia e pediatria; e outros profissionais de saúde nas áreas de fisioterapia, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, pedagogia,, além de assistente social e enfermagem.

De acordo com Lucas Della Testa, administrador da unidade local, hoje a AACD Poços possui 40 pacientes já em atendimento, desde janeiro, totalizando 800 atendimentos/mês. “Nossos profissionais estavam  na sede da Adefip. Agora, com a sede própria, acredito que iremos dobrar o número de pacientes”, destaca. Ele informa ainda que  em março haverá uma nova triagem para o inicio do atendimento aos novos pacientes.

Também a Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) sente os reflexos da inauguração da sede da AACD. “Com a AACD, muitos pacientes nossos passaram a ser atendidos lá. Então, foram abertas novas vagas para Poços e região”, informa o administrador, Hamilton Luiz Roxo. A Adefip conta hoje com 17 profissionais na área de saúde, entre terapeuta ocupacional, psicólogo, pediatra e fisioterapeuta. São realizados 1000 atendimentos/mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário